segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Há, houve e sempre vai haver...

'Há pessoas que nos magoam, que nos entristecem, que nos fazem chorar, que nos fazem sentir o coração apertado, que nos deixam sem energia...há, houve e sempre vai haver... Não acredito que tudo aquilo que vamos sentindo dependa única e exclusivamente daquilo que permitimos que os outros nos façam sentir. Acredito que a forma como vemos os acontecimentos e como lidamos com eles, dependa do nosso espectro interior, mas como humanos que somos, às vezes somos surpreendidos com alguém que nos faz algo que mexe com o nosso eu, com os nossos sentimentos, com as nossas emoções, com os nossos princípios, e quando assim é, não há problema algum em admitirmos que temos as nossas fragilidades e que nos sentimos tocados por algo ou alguém. E nessas alturas, acho mesmo importante deixarmos as emoções mais pesadas virem ao de cima. Devemos dar espaço às lágrimas, para a revolta se assim for, para nos sentirmos tristes e desiludidos (caso tenhamos criado expectativas). Deixar fluir as emoções será uma etapa fundamental para o nosso crescimento e para as emoções pesadas se dissolverem. Quanto mais reprimirmos e fingirmos que não as estamos a sentir, maior vai ser a dificuldade de as perceber e dissolver. Por muito que nos magoem, é importante lembrarmo-nos que no nosso coração só permanecerá a zanga, a tristeza, a raiva, o medo e por aí fora, até assim o permitirmos. Grande parte das vezes, desdramatizar e não pessoalizar a situação, depois de vivida a emoção e de a sentir a cru, é o primeiro passo. É fundamental também, não entrar num tipo de diálogo que nos faça prolongar o mau estar e formas de ser negativas e auto-destrutivas como: “a mim, tudo me acontece”, “não sou suficiente merecedor”, “ninguém gosta de mim”, “a culpa nunca é minha”, “ninguém me respeita”, “não tenho sorte nenhuma”, “sou uma vítima”, etc.. Por muito que nos magoem, ou que permitamos que nos magoem, o tempo que essas emoções vivem em nós, depende só de nós. Uma hora má, não significa um dia mau, um dia mau, não significa uma vida má, e se há alguém que nos magoa há outras pessoas, que nos querem ver a sorrir. Importante é sabermos como queremos viver, o que queremos levar desta vida, e que pessoas queremos perto de nós. O resto, é observação e aprendizagem.'

 Diana


Não tenhoi dúvidas!

Sem comentários:

Enviar um comentário